quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA!


Educação a distância é uma  forma de aprender  moderna onde a  mediação é feita através de variadas  tecnologias. O Ambiente Virtual de aprendizagem se dá via internet. Ambos surgiram da necessidade urgente  de adaptação da escola as novas demandas educativas,  na intenção de acompanhar as transformações da sociedade. Nesta “nova” escola, professor e aprendiz estão separados  fisicamente e  temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em uma sala de aula.  
 Existem vários modelos de educação a distância que se diferenciam entre si: Educação on-line, Educação a Distância e E-Learning.  Cada um deles se realiza por diferentes meios. Sendo a educação a distância a mais abrangente e as outras duas citadas mais ligadas a internet.  Os ambientes virtuais de aprendizagem são transmitidos via satélite e os aprendizes acessam  as atividades educativas através de instrumentos modernos.  Diferentes das escolas presenciais, nessa nova forma de ensinar e aprender os alunos e mediadores  se comunicam e interagem entre si indiretamente e todo processo de aprender se dá através de  sites, e-mails, blogs,  ou ainda  televisão, rádio, telefone, fax e outros.
O aluno é sujeito de seu processo de aprender,  ele é livre para pesquisar, consultar, entrevistar, construindo assim seu próprio conhecimento e elegendo a comunidade da qual participará. Este ato demanda novas responsabilidades no ato de estudar, aprender e ensinar e, um novo comportamento de “convivência escolar”.
Os  sistemas de Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem  devem ampliar o acesso às camadas sociais menos favorecidas pois uma grande parte da população brasileira  não tem oportunidade e condições de participar desse novo modelo de escola que requer tempo, dinheiro e novos conhecimentos próprios dos instrumentos de mediação. Esses,  ainda são sistemas elitizados de educação. A escola presencial precisa incorporar essa nova forma de ensinar e aprender, implantando programas para diminuir a distância entre o povo e estes novos sistemas de ensino.

domingo, 8 de setembro de 2013

A EXPERIÊNCIA...

A experiência nos ensina
Que o amor será sempre a maior força
Que a esperança é a última que se vai
Que a mãe sempre conhece o seu filho
Que a dor sempre terá um  fim
E que às vezes,  o silêncio é sempre a melhor resposta!


Bjokas no coração!