segunda-feira, 27 de junho de 2011

COBIJA, A CIDADEZITA PANDO, BOLÍVIA!

          A pequena cidade do interior da Bolívia  nos finais de semana e nos feriados ferve de turistas brasileiros em compras. É o dinheiro brasileiro ficando em terras bolivianas.

brasileiro fazendo compras em Cobija
         Cobija, uma cidadezinha interiorana divisa com Brasiléia, município do Estado do Acre. É para lá que vão muitos acrianos  sempre que tem uns dias de folga. Neste feriadão, estive por lá!  As lojas oferecem um pouco de tudo, porém o que mais é procurado mesmo pelos brasileiros,  são os produtos eletrônicos: máquinas fotográficas, computadores, gravadores, etc. Tudo pode ser comprado a um preço bem acessível. Cada turista pode comprar aproximadamente 600,00 dólares. Depois é só passar na alfândega, e declarar o que comprou. 
      Para retornar ao Brasil  atravessa-se apenas uma pequena  ponte. Esse comércio boliviano  fomenta o comércio acreano ou acriano, pois há troca de produtos e de moeda, o peso boliviano. Porém,  você deve conferir muito bem os produtos, verificar se estão com as baterias ou outros acessórios, se funcionam, se não estão com defeitos, pois  trocas ou substituições, nem sempre são possíveis de fazer!


Brasileiras comprando em Cobija

      Os bolivianos de Cobija,  de cultura completamente diferente da nossa, sobrevivem do comércio local. É interessante perceber a  cultura contrária ao Brasil, às vezes até nos deixa confusos e perplexos. Lá é proibido o uso do capacete para os motociclistas.  É muito interessante ver uma família inteira perambulando de motocicleta tranquilamente  no centro da cidadezita. Atravessando a ponte, deve ser  colocado o capacete então, porque já é Brasil. Que coisa, não!


Motociclistas nas ruas de  Cobija, sem o capacete!















        O clima é quente, no entanto as mulheres se vestem com saias compridas,  coloridas e com muitos franzidos. Seus cabelos negros e  longos são penteados em duas tranças. Rostos  arredondados, faces morenas e sérias, quase não esboçam nenhum sorriso! Contrastando com as brasileiras, sempre muito sorridentes!

Mulher boliviana e suas tranças

        Alimentação,  paladar completamente outro!  Por isso atravessamos na hora do almoço para Brasiléia (Acre), que tem uma feijoada maravilhosa!  Mas o suco de laranja boliviano, feito da fruta e na hora pelos vendedores  nas ruas,  esse  quase  todo mundo gosta. Hidrata e suavisa o calor enquanto fazemos nossas andanças. Brasiléia - Cobija - Brasiléia!  Há quem no sábado,  curta a música boliviana, o ritmo quente e dançante do Mambo,  nos bares da pequena cidade. Muitos voltam para Rio Branco só  no domingo. Sem contar os muitos brasileiros que moram por lá, para estudar Medicina.

Rua e prédio de Cobija

         No mais,  só conhecendo mesmo para ter uma ideia do contraste econômico e  cultural, por isso mesmo muito interessante.

13 comentários:

  1. Cada cidade tem sua cultura. Parece muito bom pra ser fazer compra em Cobija. Gostei muito de conhecer um pouco dos textos e seu blog. Vou seguir seu blog pra voltar mais vezes. Um Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Q legal conhecer culturas diferentes ne?! Essa aí é a versão do norte do Paraguai do sul...rsrsrs...Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ir na Bolivia à compras! Ficou muito legal o texto, p quem não conehce dá p ter uma boa noção!

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço nada, mto menos o Acre, mas pelo blog acabo tento uma noção. Deve ser interessante e uma aula sobre a cultura de um povo. Me chamou atenção o fato de andarem de moto sem capacete, por aqui (Rio, SP) isso é impossível e dá multa e apreensão da moto. Gosto de vir aqui, sempre descobro coisas novas e conheço mais sobre um Brasil desconhecido... Bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTA FOTO DE MOTOCICLISTA SEM CAPACETE É NA BOLIVIA, LÁ SIM AS LEIS SÃO DIFERENTES . PARA NÓS ACREANOS AS LEIS SÃOS AS MESMAS QUE NO RIO , SAO PAULO , RIO GRANDE DO SUL, PARÁ OU QUALQUER OUTRO ESTADO BRASILEIRO. RSRSR

      Excluir
  5. Oie doladinha nem tinha escutado esse nominho de cidade kkk... viu blogger tb é cultura ..aprendendo kkkkkk..kiida voltei do meu mini passeio..mas estou renovada kkkkkk ..muito show..tem fotos do meu passeio..lay novinho em folha ..e te ofereço meu award novinho ok..beijus kiida uma feliz semaninha !!!!

    ResponderExcluir
  6. Mazé,
    Mais uma postagem interessante. Obrigado por compartilhar e por nos dar a conhecer esses lugares, esses costumes.
    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Conheço bem passei 3 meses em Brasiléia trabalhando!muito legal Cobija!

    ResponderExcluir
  8. Conheço bem passei 3 meses em Brasiléia trabalhando!muito legal Cobija!

    ResponderExcluir
  9. Definitely believe that which you said. Your favorite reason seemed to be
    on the internet the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider
    worries that they plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks
    http://bit.ly/Zg56Xm

    Have a look at my weblog: how to get more instagram followers

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de seu comentário sobre Cobija. Nunca tinha ouvido falar de Brasileia, no Acre. Fiquei curiosa. Pretendo em breve conhecer o Acre e sua cidade. Moro em Niterói/RJ. Estou pesquisando como ir para Machu Picchu via Bolívia. Assim cheguei a você. Continue escrevendo , o caminho é este. Sempre em frente. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Mues amigos eu moro na Cobija e muito bom tem de tudo y e uma cidade que vai crecendo todo dia ,informar que tem se aumentado a validade da zona franca por mais 20 anos pode visitar esta cidade que y comprar de tudo http://gobiernopando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Cada cidade e pais tem sua cultura e estilo propio,...... de comentar das ruopas essas nao sao as propias da regiao e sim de mulheres que vem do interior e de uma regiao fria da bolivia..... de que nao sao tao simpaticas isso tambem nao e regra geral... E se falamos da gastronomia,pois a comida boliviana e muito diversa e tb muito saborosa......

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.