sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Dengue no Acre e a Reportagem da Rede Globo.

        Do Rio de Janeiro acompanhei  a notícia do Jornal Nacional divulgando a reportagem que seria feita no Acre, sobre a Epidemia de Dengue. Para tal,  estaria seguindo uma equipe para Rio Branco. Esperei com expectativa e para minha surpresa o que vi foi uma reportagem superficial, tendenciosa e incompleta, tipo "chinfrim".

         A partir desse fato me senti na obrigação de escrever esse texto, inclusive para mostrar o outro lado da história da caixa d'água sem tampa, da Escola Maria Olívia, destacada  na reportagem da Rede Globo, que inclusive não continha larva de Dengue. Quem estudou jornalismo sabe e se não sabe,  deveria saber que em toda matéria devem ser mostrados os dois lados da história. E o que vi foi um jornalismo maldoso. Por que não mostraram a versão da escola? A água da caixa da Escola Maria Olivia  é trocada diariamente, não é parada!  Somente nossa escola tinha caixa d'água sem tampa em toda a cidade?! Por que só ela foi exposta?! E os Centros de Saúde? E as piscinas abandonadas dos ricos? E as caixas d'água das construções? E as chuvas constantes que enchem até as flores dos jardins, elas também podem ser criadouros de Dengue!
         Respondo eu então: A Escola Maria Olivia situada ao lado da Upa Tucumã, em Rio Branco tem sim há um tempo sua caixa sem tampa, no entanto,  a direção tem tomado as providências para fechar ou adquirir uma tampa para a caixa que perdeu a sua,  devido a uma tempestade. Tanto a Secretaria de Educação Municipal, como a Vigilância Epidemiológica da cidade já foram informadas sobre o problema, bem antes da Dengue ser uma Epidemia na cidade  A escola espera os recursos financeiros deste ano,  para poder comprar uma outra tampa (se fosse o caso), uma vez que toda escola tem um período de tempo pra fazer suas compras. O problema já foi discutido inclusive com o Conselho Escolar. Porém,  isso não quer dizer que a escola esteja de braços cruzados. Além de procurar ajuda da secretaria,   a instituição  possui um zelador que todos os dias verifica a situação dos depósitos de água e área da escola, limpando-os  e retirando o lixo.  Temos também desde 2008,  um  Projeto Permanente de Combate à Dengue desenvolvido com a comunidade escolar,  dispomos inclusive de muitas fotos que comprovam esse trabalho.

        A Escola Maria Olivia é uma escola conceituada e respeitada na comunidade pelo seu trabalho e pelo compromisso com a educação das crianças e não podemos aceitar que interesses estranhos venham colocar em cheque muitos anos de dedicação e a competência da equipe. Respeito é bom e o  merecemos, como cidadãos que somos. É claro que não julgamos nosso trabalho perfeito,  no entanto trabalhamos com dignidade e nos esforçamos muito para melhorar nosso trabalho a cada dia para merecer a confiança pelo menos da maioria das pessoas da comunidade.
        A nossa cidade pode fazer reportagens melhores!

PARA QUEM DESEJA CONHECER MELHOR NOSSO TRABALHO VISITE O BLOG:


                          escolinhamariaolivia.zip.net


Bjokas no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.